sábado, 30 de abril de 2011

Novo Mundo cap. 2 pág. 77 vol. 1

Uma vez que o "budismo é a própria sociedade", o que os budistas devem aspirar é a felicidade de todas as pessoas e a paz no mundo. Uma grande montanha com uma extensa base não desmorona facilmente, ao passo que um íngreme penhasco é frágil e desaba com facilidade. Da mesma forma, para a sólida construção do Kossen-rufu é muito importante a existência de inúmeras pessoas que, de suas posições nas diversas esferas da sociedade, apóiam a Soka Gakkai tal como a extensa base que sustenta uma grande montanha.



Novo Mundo  cap. 2 pág. 84 volume 1


A comunidade é a vanguarda de nossas atividades, onde se mantém a ligação direta com todos os membros. Ao mesmo tempo, é onde se promovem diariamente todas as atividades necessárias para desenvolver o Kossen-rufu. Pode-se dizer que todos fortaleceram sua fé lutando dentro da comunidade. Se comparássemos a Soka Gakkai a um pomar, as árvores seriam as comunidades e os senhores os frutos. Se não existissem árvores, não haveria frutos. Tudo depende da árvore. Se ligarmos isso a Soka Gakkai, a sua verdadeira base encontra-se em cada uma das comunidades e pode-se dizer que o aspecto da comunidade em si é a própria Soka Gakkai. Quando uma comunidade é formada e vai progredindo brilhantemente, o Kossen-rufu nessa localidade alcança um grande desenvolvimento mais rápido.

quinta-feira, 3 de março de 2011

O NOVO MUNDO CAP. 2 VOLUME 1

Nada é mais poderoso que a força das pessoas. Ela é semelhante a força da Terra que possui a energia para mover montanhas quando lança a fúria do magma e dá início aos tremores. Jamais se deve esquecer que a própria fonte que direciona e transforma o rumo da sociedade ou de uma época são as próprias pessoas.

O novo mundo cap. 2 volume 1

A vitória ou derrota de uma batalha é determinada pela intensidade e pela forma como se vive cada instante. Existe um momento exato que não se deve ser perdido, nem mesmo para incentivar um amigo.

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

ALVORECER CAP. 1 PÁG 42 VOLUME 1

As pessoas que tomam consciência de sua missão são fortes e as que vivem por essa missão tem encanto em suas vidas.


Alvorecer cap. 1 pág 45 volume 1


...O primeiro passo importante para se obter a confiança dentro da sociedade é ser vitorioso no trabalho. Isso se tornará a base de tudo.É claro que para isso é necessário um esforço duas vezes maior que o das outras pessoas. Coloque sua sabedoria em ação recitando firmemente o daimoku. Kossen-rufu é atuar e orar pela felicidade das pessoas para edificar o caminho da suprema boa sorte. Quando tomar esse Kossen-rufu como objetivo maior de sua existência e orar para comprová-lo realmente, a trilha da vitória e da boa sorte irá se abrir naturalmente no curso de sua vida.

(...) O máximo que as pessoas da sociedade conseguem é viver preocupadas com sua própria felicidade ou de sua família. Nesse meio, sei que é uma tarefa bastante árdua viver em prol dos companheiros, pela Lei e para o Kossen-rufu, carregando nos ombros seus próprios problemas e dificuldades. Entretando, o fato de pensar, orar e lutar pelas outras pessoas é uma prova real que já estão conseguindo dar início à sua grandiosa revolução humana ultrapassando seus próprios limites. Além disso, uma organização transforma-se de acordo com a determinação de seu líder. As pessoas seguem principalmente os líderes que lutam por todos. Mas, se a sua meta for a própria fama e fortuna, as pessoas perceberão essa verdade algum dia e, então, não mais o seguirão.

Alvorecer cap. 1 pág 46 volume 1

A verdadeira criação de valores humanos não é possível sem que se empregue para isso o máximo de esforço e capacidade. Somente a sinceridade e a paixão que emanam das profundezas da vida são capazes de tocar o âmago das pessoas, estimulando-as para o desenvolvimento.

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

ALVORECER CAP.1 PÁG. 27 VOLUME 1

"Não há alguém que mais almeje a paz do que aquele que sofreu o horror da guerra. Isto é, aquele que mais lágrimas derramou pelos infortúnios tem o direito de desfrutar a maior das felicidades."


Alvorecer cap.1 página 34 volume 1

(...) Se não fizer a transformação do destino, a infelicidade o acampanhará para todo e qualquer lugar onde for.
(...) Transformar o local onde se encontra neste momento em terra iluminada e construir aí o palácio da felicidade-este é o budismo de Nitiren Daishonin. Não há outra maneira a não ser que se empenhe para transformar sua própria condição interior de vida. Se elevar seu estado de vida, as circunstâncias à sua volta também irão mudar naturalmente. Esse é o princípio de  Esho Funi (inseparabilidade da pessoa e seu ambiente). O grande palácio da felicidade existe unicamente dentro de seu coração e a prática da fé é a chave para abrir o seu portão.


Alvorecer cap.1 página 36 volume 1

(...)"O fundamental na nossa prática da fé é acreditar e orar ao Gohonzon revelado por Nitiren Daishonin. Não falhando nesse ponto básico, é desnecessário se preocupar demasiadamente com outras questões."

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Alvorecer cap.1 pág. 4 volume 1

Não existe nada tão sublime quanto a paz. Não há nada mais feliz do que a paz.
Paz-eis o primeiro passo fundamental no propósito do avanço da humanidade.

Alvorecer cap.1 pág.6  volume 1

O curso da história humana deve desenrolar-se em direção a essa paz e felicidade, e o homem é um ser que persegue a lei natural que o conduz seguramente para essa direção.
Tanto a ciência e a política como a sociedade e a religião devem concentrar suas metas nesse ponto  básico.